segunda-feira, 1 de setembro de 2014

10 Dicas Para Educar Seu Cão

É muito comum que donos de cães acreditem que se dedicarem carinho e cuidados básicos ao animal, tudo vai ficar bem e o cachorro será feliz e educado. Infelizmente não é tão simples assim.
Em princípio você pode pensar que “educar” um cão seja uma tarefa árdua e complicada. Muitos também pensam dessa forma. Alguns cuidados são necessários para ter você tenha um cão com um comportamento equilibrado.

O dono deve estabelecer uma relação de respeito e confiança com o aninal.

Por mais difícil que seja, tudo começa a partir do tipo da relação que voce terá com o seu cachorro. Dar carinhos e mimos em excesso é algo que nos faz bem (realmente é prazeroso). No entanto, sem uma educação adequada, com o tempo, acredite, problemas e incomodos irão surgir. Para evitar qualquer dificuldade na relação entre você e o seu cão, você pode seguir 10 dicas simples que irão auxiliar você nessa caminhada.
1 – Eduque e estabeleça regras desde cedo ao seu cão. Independente da idade, todos irão aprender qual é o proprio limite, o importante é começar assim que chegar no lar onde irá viver por toda a vida. É claro que cães mais velhos exige mais dedicação, pois possuem alguns hábitos já definidos e precisam deixar de fazê-los.
2 – Uma educação firme não quer dizer que tenha que existir agressividade. O respeito deve ser sempre presente, para um bom resultado é necessário que seja combinado o respeito com gentileza, motivação com dedicação. Bastando muitas vezes apenas cinco minutos diários para se ter o resultado desejado.
3 – Preste SEMPRE atenção no comportamento do seu cão e como este reage aos seus comandos, pois se ele não obedece em sua residência, fora dela, não será diferente. Então, seja firme sem ser agressivo e reforce com carinho ou petisco apenas o quando o cão fizer o que você deseja. Assim, ele logo irá perceber que se lhe obedecer irá ser recompensado.
4 – Seja sempre mais teimoso que o seu cão, aprenda a controlar as suas emoções e firmeza em sua postura e voz. Nunca eduque o seu cachorro quando estiver nervoso, com raiva ou impaciente. Não será assim que terá o seu respeito.
5 – Procure socializar o cão com o maior numero de pessoas, animais e ambientes que lhe for possível. Quanto mais cedo e maior for essa experiência, mais sociável ele será e menor serão os riscos de acidentes.
6 – Quando usar o nome do cachorro, jamais utilize-o junto a castigo ou qualquer tipo de repressão. O nome deve sempre ser associado a motivação ou qualquer tipo de ação positiva, se fizer o oposto, algo que infelizmente é comum, o cão irá hesitar e até mesmo evitar de se aproximar toda vez que você chamá-lo por seu proprio nome.
7 – Jamais esqueça de praticar atividade física com o seu cão. Além de ser uma ótima ferramenta na diminuiçao de ansiedade e manutenção de sua saúde, o exercício tambem tras benefício para você, que o pratica junto ao cão, reforça os laços nessa relação que deve ser cada vez melhor construída e diminui comportamentos destrutivos.
8 – Todos os membros da família devem participar dessa educação. Por que se as ordens e os limites não forem bem definidos, o cão ficará confuso e não saberá como agir. Quando os membros da família agem como uma unidade, não existem incomodos.
9 – Seja regular nas idas ao veterinario, respeite a cartilha de vacinação e procure sempre manter o cão saudável. Quando se conhece o cão, o menor desvio de comportamento é sinal de que algo está errado e muitas vezes isso é causado por dores ou doenças.
10 – Ao educar o cão, sempre deve se preocupar com o momento certo de reforçar um comportamento. Um reforço mal feito, é capaz de desfazer todo um bom trabalho. Só dê atenção quando o cachorro faz algo que você realmente deseje. Um bom exemplo seria: ao chegar em casa e o cão pula em você, em vez de procurar afastá-lo, simplesmente o ignore e só dê atenção quando ele se acalmar. Desta forma, o cão aprenderá que só irá receber atenção se ele se manter calmo e tranquilo.
Você pode dar carinho e atenção, mas nunca esqueça que deve ser em momento adequado e jamais deve agir por impulso. Ao educar um cão recém-chegado, estará evitando um problema amanhã. O que nós desejamos é que essa relaçao seja a mais duradoura e agradável que lhe for possivel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário