por que os cachorros tremem?
Por que o cão treme?
No entanto, nem sempre o cão treme apenas por estar sentindo frio. Ha outros motivos que levam o animalzinho a adotar esse comportamento.
No artigo de hoje, eu vou explicar por que o cachorro treme o tempo todo, independente da temperatura.
Alguns cachorros tremem muito
Muitos cachorros, quando atingem uma determinada idade, podem começar a sentir um pouco mais de frio do que normalmente.
Com o tempo, seu corpo vai diminuindo a capacidade de manter sua temperatura ideal, que deve estar ao redor de 39,3°C.
Agir assim pode trazer complicações ao animal, desde problemas com relação às radiações ultravioletas (cancerígenas), até insolação.
Neste último caso, vômitos, diarreias, tonturas, desânimo e desidratação podem ser sintomas graves.
Neste último caso, vômitos, diarreias, tonturas, desânimo e desidratação podem ser sintomas graves.
Ao não conseguir gerar a temperatura correta, o cachorro começa a agir de forma diferente. É normal, nesse caso, que o animalzinho queira o tempo todo subir na cama do dono para dormir, ou no sofá.
O que nos ocorre nessas situações, é que o cão pode estar se sentindo carente e precisando de colo.
Não é o caso. O cachorro está passando por uma alteração no seu organismo, o que o faz procurar locais mais quentes para manter-se aquecido.
Apesar dos tremores atingirem corriqueiramente cães em idade madura, ou seja, cachorros idosos, filhotes também podem ter alguma dificuldade em manter a temperatura, sendo bastante aconselhável serem mantidos aquecidos, seja através de roupas ou de outra maneira mais apropriada.
É importante ressaltar que os tremores e calafrios podem acompanhar o animal mesmo durante o verão, tornando-se mais constantes durante os meses mais frios.
O olhar apurado do dono pode perceber quando o cão se encontra carente, ou ansioso, e quando ele está realmente com frio.
Causas orgânicas
A tendência do cachorro em procurar ambientes mais quentes ou estirar-se ao sol, mesmo durante os meses de verão, pode estar relacionada ao hipotireoidismo, ou seja, a baixa produção de hormônios pela tireóide.
O cão acometido por essa deficiência vai se tornar mais friorento do que o normal, passando o tempo todo a tremer.
Novamente, o olhar atencioso do dono vai conseguir diferenciar os tremores de uma possível carência ou ansiedade.
Ao perceber que o cão mudou sua rotina, e não mais age como antes, o dono deve levá-lo ao veterinário que, através de exames, pode chegar a um diagnóstico rapidamente.
Quanto mais rápido o especialista descobrir a condição física do animal, mais facilmente ele irá propor alterações na rotina do mascote.
Raças friorentas
Nem sempre o fato do cachorrinho tremer o tempo todo tem a ver com problemas metabólicos ou alterações orgânicas.
Algumas raças podem ter essa tendência. Em especial as raças mais pequenas e com pouca pelagem, como Pinscher e Chiuhaua.
Além disso, alguns cães normalmente muito nervosos podem tremer de forma insistente.
O melhor de tudo é sempre verificar como o cachorro se comporta. Apesar de normal em algumas raças, o tremor pode significar alguma alteração, e a maneira mais fácil de descobrir se o cachorrinho está saudável é observá-lo constantemente.
Por fim, mesmo saudável, um cão pode apresentar algumas formas de carência e ansiedade, e tremer apenas por querer estar próximo do dono. Nesses casos um bom afago pode ajudar.
Até Breve!
Read more: http://www.adestramento-para-caes.com/2013/09/por-que-os-cachorros-tremem.html#ixzz3C6TZL5Jz
Nenhum comentário:
Postar um comentário