segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Se você está pensando em ter ou já tem um cachorro, você deve ler as 25 coisas que você precisa saber antes de ter um cachorro.
Antes de ter um cachorro, muitas pessoas pensam: será que vou ser capaz de cuidar dele? Vou ser um bom dono? Ele vai gostar de mim? Será que vai dar muito trabalho? Enfim, são muitas dúvidas que passam pela cabeça antes de ter um novo cachorro na família, sendo pela primeira vez ou não.
Ter um cachorro é uma experiência incrível e muita gente sabe disso, mas vai muito além disso. Você terá diversas responsabilidades com o novo cãozinho para garantir seu conforto e uma boa qualidade de vida. Antes de ter um cachorro você precisa, principalmente, pensar se vai ter tempo para se dedicar a ele. Se você trabalha muitas horas ao dia e viaja frequentemente, talvez você precise repensar um pouco sobre o assunto.
Mas se acaso você já se decidiu e já tem um novo cachorro em casa, parabéns! Vai ser uma experiência única em sua vida, você vai ver. Por isso preparamos uma lista com 25 coisas que você precisa saber antes de ter um cachorro e durante a vida com ele. Aproveite e boa sorte!

1. Por quê você quer um cachorro?

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-porque-voce-quer-cachorro
Antes de ter um cachorro você precisa se fazer algumas perguntas, tais como: por quê eu quero um cachorro? Vou ter tempo, espaço e dinheiro para cuidar e brincar com meu novo cachorro? Before getting a Qual raça eu quero? É melhor você saber as respostas dessas perguntas e provavelmente você vai levar um novo cãozinho para casa!

2. Onde encontrar um cachorro?

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-onde-encontrar-um-cachorro
Você tem diversas opções para escolher seu novo companheiro. A opção mais indicada sempre será adotar um cachorro, afinal há várias casas de adoção repletas de lindas criaturinhas que vão adorar fazer parte de sua família. Mas se você decidir em ter um cachorro de raça, é muito importante você estudar bem as características dessa raça e não escolher simplesmente por sua beleza ou por achar que combina com ela. Quando crescer, o novo cachorro pode se tornar em um conflito.

3. Prepare-se para ter um cachorro

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-prepare-se-para-ter-um-cachorro
Você precisará de algumas coisas básicas antes de trazer seu novo cachorro para casa:
  • Ração
  • Coleira sinalizada com nome e número de telefone
  • Tigelas de água e ração
  • Caminhas para cachorro
  • Escovas para dentes e pelos
  • Alguns brinquedos

4. Prepare sua casa para recebê-lo

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-prepare-sua-casa-para-recebe-lo
Como os bebês, os cachorros também exploram os novos ambientes com a boca. Por isso, para garantir a sua segurança e de seus objetos, você deverá ter os seguintes cuidados:
  • Deixar objetos que quebram fora do alcance do cão
  • Fechar as janelas baixas
  • Trancar em local seguro produtos de limpeza, medicamentos, óleo, etc
  • Comprar uma lixeira alta

5. Escolhendo a comida do seu novo cãozinho

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-escolhendo-a-comida-do-seu-novo-caozinho
Os cachorros mais novos necessitam ração desenhadas de acordo com sua boca e seu pequeno corpo. Por isso os cães em crescimento precisam mais proteínas e calorias do que um cachorro adulto. As rações para os pequeninos são mais fáceis de se mastigar e mais suaves para a garganta. Não se esqueça que os cães sempre precisam de água fresca e limpa!

6. Quanta comida seu cachorro precisa?

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-quanta-comida-seu-cachorro-precisa
Os cachorros vão comer muito se a ração estiver sempre disponível. Por isso você não deve deixar o pote de ração sempre cheio ao estilo self-service. A quantidade de ração varia de acordo com seu tamanho e idade. Abaixo deixamos uma tabela com a média de ração ingerida diariamente por um cachorro, mas vale lembrar que é muito importante você fazer uma avaliação completa com seu veterinário. Ah, a quantidade também varia de acordo com a quantidade de exercícios físicos que seu cachorro pratica, ok?
  • Cães até 5kg – 200g
  • Cães de 5kg a 15kg – Entre 200g e 525g
  • Cães de 15kg a 25kg – Entre 525g e 750g
  • Cães acima de 25kg – Aproximadamente 750g

7. Escolhendo a cama e onde deixar

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-caminha-para-cachorro
Os cachorros costumam dormir entre 14 e 20 horas ao dia, por isso é muito importante garantir um descanso tranquilo e confortável para seu novo cão. Algumas pessoas dizem que é importante que no começo ele durma no mesmo quarto com você, mas isso varia a cada raça e de acordo com você. Você pode começar experimentando à vontade, mas o ideal depois é que ele tenha um cantinho para ele.

8. Dentro ou fora de casa?

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-dentro-ou-fora-de-casa
Antes de ter um cachorro você já precisa definir onde vai ser seu cantinho: dentro ou fora de casa. Se você mora em um apartamento, lembre-se que cachorros muito grandes sofrem com pequenos espaços. Nesse caso, você vai precisar sair para passear e brincar ao ar livre frequentemente. Se você vive em casa com quintal, lembre-se de proteger o portão, cerca ou muro muito bem para não deixá-lo fugir. Nesse caso, você vai precisar dar um oi ao seu cachorro com certa frequência para brincar e passear um pouco.

9. Trazendo o novo membro da família para casa

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-trazendo-o-novo-membro-da-familia-pra-casa
O primeiro dia do cãozinho em seu novo lar é muito importante, por isso dê muito amor e carinho nesse dia, brincando por bastante tempo. Na primeira noite, se possível, deixe-o dormir em seu quarto para que fique perto de você e que sinta que não está esquecido. Importante levar ao veterinário para fazer uma primeira avaliação e ver se está tudo bem com sua saúde. Aproveite para fazer preguntas e tirar todas suas dúvidas!

10. Definindo o lugar para fazer as necessidades

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-definindo-o-lugar-para-fazer-xixi
Essa etapa pode ser um pouco complicada, por isso exige um pouco de dedicação. Os cachorros se expressam de duas formas quando querem ir ao “banheiro”: ficam farejando o chão ou correm e/ou fica correndo pra lá e pra cá desgovernadamente. Quando isso acontecer, é hora de você pegá-lo e levá-lo até o cantinho com os jornais do lado de fora ou na lavanderia. Quando ele fizer suas necessidades, comemore junto com ele para indicar que fez certo! Isso é muito importante para indicar o caminho nas próximas vezes. Os cachorros costumam ir ao banheiro diversas vezes ao dia, portanto pode esperar alguns acidentes de vez em quando.

11. Levando seu cão para ser adestrado

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-levando-seu-cao-para-ser-adestrado
Mesmo que você possa ensinar algumas coisas ao seu novo cachorro, o trabalho de um profissional para educá-lo e ensiná-lo como se comportar diante outros cachorros é fundamental. Além disso você vai precisar continuar com a educação dentro de casa, no dia-a-dia, para garantir um bom comportamente. Isso vai ser ótimo para vocês dois!

12. Brinque com seu novo cãozinho

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-brinque-com-seu-novo-caozinho
Brincar é divertido, e para os cachorros também. Dedique um tempo diariamente para brincar com seu novo cão. Essa atividade é muito importante para os cachorros, pois gasta energia, trabalha a coordenação motora e aproxima a relação entre você e ele. Lembre-se de usar brinquedos para brincar com ele e não usar as mãos para que ele não entenda errado e possa te machucar.

13. Hora de passear com ele

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-passeie-com-ele
Mesmo se seu cachorro tem um grande quintal para brincar, você vai precisar levá-lo para passear. As caminhadas são importantes para o exercício físico e mental, e fazem com que interajam com outros cachorros ao longo do passeio. Além disso, para os cães machos vai ser importante para deixar suas marcas ao longo do caminho, fundamental para seu ego. Tente dedicar 60 minutos de caminhadas ao dia, divididos em 2 ou 3 passeios.

14. Mantenha os bebês e os cães em segurança

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-matenha-os-bebes-e-o-novo-caozinho-em-seguranca
Normalmente os bebês e os cachorros se relacionam super bem, mas como cachorro ainda é novo e está aprendendo a brincar você vai precisar ficar atento, tanto com o bebê quanto com o cachorro, pois ambos podem machucar um ao outro.

15. Penteie seus pelos diariamente

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-penteie-seus-pelos-diariamente
Penteie os pelos de seu novo companheiro diariamente. Dessa forma ele vai se acostumando à higiene e ao toque em seu corpo. Converse com seu veterinário sobre o pente ideal para a raça de seu cachorro. Também é muito importante manter suas unhas sempre curtas para que não machuque outras pessoas e nem danifique os móveis da casa. Seu veterinário pode lhe ensinar como cortar suas unhas.

16. Cuidado com os alimentos

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-cuidado-com-os-alimentos
Antes de ter um cachorro você precisa saber que nossa comida não é bem-vinda ao estômago de um cão. Não é uma boa ideia alimentar seu cão com a mesma comida que vai em seu prato, por mais que seja difícil quando eles fazem sua carinha fofa pedindo comida. Resista! Para o bem dele! Alguns alimentos são tóxicos para os pets, incluindo uva, álcool, alho, cebola, sal e chocolate. Esse é um assunto importante para conversar com seu veterinário também!

17. Chocolate e cachorros não combinam

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-chocolate-e-cachorros-nao-combinam
Os cachorros têm sérios problemas para digerir chocolate e é um dos alimentos mais perigosos para seu novo cão. No entanto, um pouco de leite podem não ser tão prejudiciais. Lembre-se, os cachorros têm o costume de comer tudo o que há pela frente. Por isso, deixe tudo o que seja de chocolate fora do alcance de seu cachorro.

18. Cuidados com as plantas

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-cuidados-com-as-plantas-e-seu-novo-caozinho
Os cães gostam de farejar tudo o que tem pela frente, incluindo as flores do jardim ou até mesmo as de casa. Algumas plantas, inclusive azaleia, copo-de-leite e tulipa, são perigosas para os cachorros.

19. Hora da vacina – 6 a 9 semanas de idade

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-hora-da-vacina
As vacinas ajudam seu cachorro a se manter saudável. Entre os 6 e 9 semanas de idade é hora de tomar vacinas contra hepatite canina, parainfluenza, cinomose, etc. Entre 12 e 16 semanas é hora de tomar a primeira dose da famosa vacina antirrábica. Outras necessidades variam de acordo com sua raça e com a saúde de seu cachorro, por isso é importante levar para uma avaliação com seu veterinário.

20. Combatendo as pulgas

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-combatendo-as-pulgas
Precisa somente de uma pulga para iniciar o ciclo das pulgas em sua casa. Alguns sinais de que seu cachorro está com pulgas são: coceira, infecção ou vermelhidão na pele. Para combater às pulgas, peça um medicamento adequado de acordo com a raça de seu cachorro ou preparado especialmente para ele. No caso de pulgas, você precisará tratar todos os cachorros da casa e não somente o afetado, para romper o ciclo de pulgas por inteiro.

21. Protegendo dos vermes

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-protegendo-dos-vermes
Seu cãozinho provavelmente vai tomar um medicamente anti vermes em sua primeira visita ao veterinário. Isso é uma ótima ideia para sua saúde e a de seu cachorro, porque alguns parasitas também podem afetar as pessoas. Apesar dos cachorros terem alguns tipos de vermes inofensivos (imagem), alguns parasitas do intestino podem oferecer sérios riscos de vida à seu cachorro.

22. Hora de castrar – 16 a 20 semanas de idade

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-16-20-semanas-hora-de-castrar
Muitos e muitos cachorros e gatos estão nesse exato instante em abrigos de adoção. Esse é o maior motivo para que você castre seu novo cachorro. Apesar da castração poder ser realizada a partir dos dois meses de idade, os veterinários indicam que sejam feitas entre os 4 e 6 meses de idade..

23. Como descobrir se ele está doente?

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-como-descobrir-se-ele-esta-doente
Os cães frequentemente não demonstram que estão doente, fazendo seu melhor para continuar brincando com as pessoas ao seu redor. Mas você pode notar algumas mudanças comuns nesses casos, tais como não comer ou comendo menos, vômito, febre, diarreia ou dormindo em excesso. Se você identifica alguns desses sinais, hora de levá-lo a veterinário.

24. Como escolher um veterinário?

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-como-escolher-um-veterinario
A melhor forma de encontrar um bom veterinário é pedindo recomendação aos amigos que também possuem cachorros. Depois que tiver alguns nomes, visite as clínicas e converse com eles. Avalie como ele se interessa pelo seu cão e se é amigável, além de avaliar, claro, se a clínica é limpa e bem equipada. É como escolher um médico para você. Garanta que você vai se sentir confortável com ele ao longo do tempo.

25. Aproveite cada dia, cada hora, cada minuto

dicas-para-cachorros-como-cuidar-de-seu-cao-aproveite-cada-dia-cada-hora-cada-minuto
Os cachorros não ficam por aqui durante muito tempo. Passar a vida ao lado de um cão é uma experiência única e inesquecível, acompanhando seu crescimento e evolução. Por isso, aproveite cada dia como se fosse o último, enche seu novo pequenino de amor, carinho e diversão.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário